OS ELEMENTOS DO ALINHAMENTO AUTOMÓVEL:
O alinhamento das rodas
permite otimizar a estabilidade de um automóvel, reduzindo o desgaste
assimétrico do pneu e a possibilidade de perda de aderência ao piso da estrada.
Para entender este procedimento, é fundamental conhecer os elementos que
constituem o alinhamento das rodas do automóvel. São eles: a convergência e
divergência, o camber, o cáster e a inclinação do Pino mestre (KPI).
A
CONVERGÊNCIA / DIVERGÊNCIA:
Teoricamente, as rodas frontais devem ser paralelas
quando apontadas para a frente, no entanto, na prática, verifica-se que se
obtêm melhores resultados quando as rodas se apresentam convergentes ou
divergentes, pois a direção fica mais firme e não existe um maior desgaste nos
pneus. O princípio da convergência é quando o ajuste das rodas é mais fechado
na extremidade dianteira que na traseira, como que afunilando o veículo. A
divergência é quando as rodas têm um ângulo mais aberto na extremidade
dianteira que na traseira. Conforme o modelo do veículo, estrutura mais rígida,
suspensão mais elaborada,
O CAMBER
(CAMBAGEM):
É o angulo de inclinação das rodas em relação à
vertical. O camber é determinado pela inclinação da parte superior da roda,
para dentro ou para fora do veículo, e tanto pode ser positiva ou negativa. Se
o camber for positivo, o desgaste será no ombro externo; e se for negativo, o
desgaste será no ombro interno. Tem como preferência o camber “0” comprova-se
que o desgaste é menor, ocorre com o apoio da banda de rodagem no piso na sua
totalidade, lembrando que nos pneus radiais o que trabalha é o flanco do pneu
(talão lateral) o que não ocorria nos pneus convencionais, que se perdia
aderência com o piso da via (estrada).
Os veículos de tração nas quatro rodas que são mais
usados sobre terra suave, barro ou areia necessitam um maior ângulo de camber
positivo para manter-se sobre a superfície suave.
Se o veículo não transita em altas velocidades,
reconsidere a convergência dianteira.
O cáster segue sendo um ângulo de estabilidade e é
geralmente mantido no especificado pelo fabricante.
Para uso combinado, sobre rodovias e o campo.
O cliente deve tomar
decisões de acordo com uma lista de prioridades. Mostre ao cliente as vantagens
e desvantagens relacionadas com os diferentes ajustes dos ângulos de
alinhamento e, deixe-o tomar as decisões. É possível encontrar um termo médio
que satisfaça a ambas as necessidades, porém sem atrapalhar, o cliente deve ter
bem claro os possíveis resultados.
CASTER:
O caster é o principal responsável pela
estabilidade direcional do automóvel. Quando o caster está desigual, isso faz
com que uma roda puxe para um determinado lado, o que faz com que o automóvel
em linha reta descaia para um dos lados da faixa de rodagem. Desta maneira,
independentemente de ter bons pneus, os mesmos serão gastos rapidamente, o
que reduz a sua vida útil.
É o ângulo entre uma linha vertical imaginária que
passa no centro da roda e o ângulo formado pela junta esférica, pivô superior,
ou topo da coluna em relação ao pivô inferior. A função do Cáster é a de
proporcionar estabilidade direcional apropriada e o retorno do volante de
direção.
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