sexta-feira, 20 de março de 2015

ALINHAMENTO DE DIREÇÃO

OS ELEMENTOS DO ALINHAMENTO AUTOMÓVEL:  
O alinhamento das rodas permite otimizar a estabilidade de um automóvel, reduzindo o desgaste assimétrico do pneu e a possibilidade de perda de aderência ao piso da estrada. Para entender este procedimento, é fundamental conhecer os elementos que constituem o alinhamento das rodas do automóvel. São eles: a convergência e divergência, o camber, o cáster e a inclinação do Pino mestre (KPI).

A CONVERGÊNCIA / DIVERGÊNCIA:
Teoricamente, as rodas frontais devem ser paralelas quando apontadas para a frente, no entanto, na prática, verifica-se que se obtêm melhores resultados quando as rodas se apresentam convergentes ou divergentes, pois a direção fica mais firme e não existe um maior desgaste nos pneus. O princípio da convergência é quando o ajuste das rodas é mais fechado na extremidade dianteira que na traseira, como que afunilando o veículo. A divergência é quando as rodas têm um ângulo mais aberto na extremidade dianteira que na traseira. Conforme o modelo do veículo, estrutura mais rígida, suspensão mais elaborada,

 
  
 O CAMBER (CAMBAGEM):
É o angulo de inclinação das rodas em relação à vertical. O camber é determinado pela inclinação da parte superior da roda, para dentro ou para fora do veículo, e tanto pode ser positiva ou negativa. Se o camber for positivo, o desgaste será no ombro externo; e se for negativo, o desgaste será no ombro interno. Tem como preferência o camber “0” comprova-se que o desgaste é menor, ocorre com o apoio da banda de rodagem no piso na sua totalidade, lembrando que nos pneus radiais o que trabalha é o flanco do pneu (talão lateral) o que não ocorria nos pneus convencionais, que se perdia aderência com o piso da via (estrada).


Os veículos de tração nas quatro rodas que são mais usados sobre terra suave, barro ou areia necessitam um maior ângulo de camber positivo para manter-se sobre a superfície suave.
Se o veículo não transita em altas velocidades, reconsidere a convergência dianteira.  
O cáster segue sendo um ângulo de estabilidade e é geralmente mantido no especificado pelo fabricante.
Para uso combinado, sobre rodovias e o campo.
O cliente deve tomar decisões de acordo com uma lista de prioridades. Mostre ao cliente as vantagens e desvantagens relacionadas com os diferentes ajustes dos ângulos de alinhamento e, deixe-o tomar as decisões. É possível encontrar um termo médio que satisfaça a ambas as necessidades, porém sem atrapalhar, o cliente deve ter bem claro os possíveis resultados. 

CASTER:

O caster é o principal responsável pela estabilidade direcional do automóvel. Quando o caster está desigual, isso faz com que uma roda puxe para um determinado lado, o que faz com que o automóvel em linha reta descaia para um dos lados da faixa de rodagem. Desta maneira, independentemente de ter bons pneus, os mesmos serão gastos rapidamente, o que reduz a sua vida útil.
É o ângulo entre uma linha vertical imaginária que passa no centro da roda e o ângulo formado pela junta esférica, pivô superior, ou topo da coluna em relação ao pivô inferior. A função do Cáster é a de proporcionar estabilidade direcional apropriada e o retorno do volante de direção. 















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