sexta-feira, 20 de março de 2015

ROTEIRO DE INSPEÇÃO DOS SEGUINTES COMPONENTES

1 - PNEUMÁTICOS – DESGASTES DESIGUAL DE PARES DE PNEUS
2 - COMPONENTES DO SISTEMA DE DIREÇÃO – FOLGAS – BARRAS DE DIREÇÃO
3 - COMPONENTES DA SUSPENSÃO – BALANÇAS – COLUNA – EMPENO ESTRUTURAL
4 - CHASSIS E ESTRUTURA DO VEÍCULO – MONOBLOCO – DISTÂNCIA DAS RODAS
5 - SISTEMA DE FREIOS – TREPIDAÇÃO NO PEDAL – DESVIOS AO FREIAR.
6 - EIXOS DE TRANSMISSÃO, JUNTAS UNIVERSAIS E HOMOCINÉTICAS - DESGASTE
7 - ALTURA DO VEÍCULO - DIFERENÇA DE LADO A LADO / MOLAS / EMPENO SUSPENSÃO
INSPEÇÃO DOS PNEUMÁTICOS
COMPROVAR PRESSÃO DE AR DE CADA PNEUMÁTICO INSPECIONE TIPO DE DESGASTE
PNEUS DIANTEIROS E TRASEIROS
BAIXA PRESSÃO DE AR                = DESGASTE DOS OMBROS DOS PNEUS
ALTA PRESSÃO DE AR                  = DESGASTE DO CENTRO DOS PNEUS
DESGASTE DE CAMBER               = DESGASTE DO OMBRO INTERNO OU EXTERNO
SOMENTE PNEUS DIANTEIROS
ALTO DESGASTE DE CASTER     = DESGASTE DOS OMBROS DOS PNEUS
DESGASTE DE DIVERGÊNCIA     = DESGASTE DO OMBRO INTERNO DOS PNEUS
DESGASTE DE CONVERGÊNCIA = DESGASTE DO OMBRO EXTERNO DOS PNEUS
SOMENTE PNEUS TRASEIROS    = OBSERVAÇÃO DE PARALELISMO COM O EIXO DIANTEIRO E OUTROS DETALHES IMPORTANTES. VEJA ORIENTAÇÃO TÉCNICA NAS PÁGINAS
DESGASTE DE DIVERGÊNCIA      = DESGASTE DIAGONAL DO OMBRO INTERNO
DESGASTE DE CONVERGÊNCIA  = DESGASTE DIAGONAL DE OMBROS EXTERNOS

OBS: IMPORTANTE PARA UM PERFEITO ALINHAMENTO:
1)    AJUSTE A PRESSÃO DE AR DOS PNEUS SIGA A RECOMENDAÇÃO DO FABRICANTE!        
2)    TAMANHO DAS RODAS E PNEUS DEVEM SER OS MESMOS PARA CADA EIXO!
3)    ESTABELEÇA UM PADRÃO DE COMPORTAMENTO ANTES DE COLOCAR O   
    VEÍCULO NO ALINHADOR (RAMPA – VALA DE ALINHAMENTO – ELEVADOR)
4)    ESTABELEÇA OS PROCEDIMENTOS, GANHE TEMPO NA EXECUÇÃO DOS SERVIÇOS
5)    ORGANIZE O LOCAL DE TRABALHO, TENHA SEGURANÇA E PRODUTIVIDADE
6)    NÃO RETIRE E DESMONTE OS PNEUS DO VEÍCULO SEM ANTES VERIFICAR A FORMA DE DESGASTE DE CADA PNEU, UTILIZE UM MEDIDOR DE PROFUNDIDADE DOS SULCOS (DESENHO) DO PNEU).
OBSERVE SE EXISTE DESGASTES DE: CONVERGÊNCIA – CAMBER – PARALELISMO ENTRE  EIXOS TRASEIRO E DIANTEIRO – DESGASTE DE PRESSÃO DOS PNEUS – DESGASTE DE AMORTECEDORES  E DESEQUILÍBRIO ESTÁTICO E DINÂMICO – É MUITO IMPORTANTE A VERIFICAÇÃO ELA MELHORA A QUALIDADE DO SERVIÇO.   


Nenhum comentário:

Postar um comentário