ROTEIRO DE INSPEÇÃO DOS SEGUINTES COMPONENTES
1 - PNEUMÁTICOS – DESGASTES DESIGUAL DE PARES DE PNEUS
2 - COMPONENTES DO SISTEMA DE
DIREÇÃO – FOLGAS – BARRAS DE DIREÇÃO
3 - COMPONENTES DA SUSPENSÃO – BALANÇAS – COLUNA – EMPENO ESTRUTURAL
4 - CHASSIS E ESTRUTURA DO
VEÍCULO – MONOBLOCO – DISTÂNCIA DAS RODAS
5 - SISTEMA DE FREIOS – TREPIDAÇÃO NO PEDAL – DESVIOS AO FREIAR.
6 - EIXOS DE TRANSMISSÃO, JUNTAS
UNIVERSAIS E HOMOCINÉTICAS - DESGASTE
7 - ALTURA DO
VEÍCULO - DIFERENÇA DE LADO A LADO / MOLAS / EMPENO SUSPENSÃO
INSPEÇÃO DOS PNEUMÁTICOS
COMPROVAR PRESSÃO DE AR DE CADA
PNEUMÁTICO INSPECIONE TIPO DE DESGASTE
PNEUS DIANTEIROS E TRASEIROS
BAIXA PRESSÃO DE AR =
DESGASTE DOS OMBROS DOS PNEUS
ALTA PRESSÃO DE AR = DESGASTE DO CENTRO DOS PNEUS
DESGASTE DE CAMBER = DESGASTE DO OMBRO INTERNO OU EXTERNO
SOMENTE PNEUS DIANTEIROS
ALTO DESGASTE DE CASTER = DESGASTE DOS OMBROS DOS PNEUS
DESGASTE DE DIVERGÊNCIA = DESGASTE DO OMBRO INTERNO DOS PNEUS
DESGASTE DE CONVERGÊNCIA = DESGASTE DO OMBRO EXTERNO DOS PNEUS
SOMENTE PNEUS TRASEIROS = OBSERVAÇÃO DE PARALELISMO
COM O EIXO DIANTEIRO E OUTROS DETALHES IMPORTANTES. VEJA ORIENTAÇÃO
TÉCNICA NAS PÁGINAS
DESGASTE DE DIVERGÊNCIA =
DESGASTE DIAGONAL DO OMBRO INTERNO
DESGASTE DE CONVERGÊNCIA = DESGASTE DIAGONAL DE OMBROS EXTERNOS
OBS: IMPORTANTE PARA UM PERFEITO
ALINHAMENTO:
1)
AJUSTE A PRESSÃO DE AR
DOS PNEUS SIGA A RECOMENDAÇÃO DO FABRICANTE!
2)
TAMANHO DAS RODAS E PNEUS
DEVEM SER OS MESMOS PARA CADA EIXO!
3)
ESTABELEÇA UM PADRÃO DE
COMPORTAMENTO ANTES DE COLOCAR O
VEÍCULO NO ALINHADOR (RAMPA – VALA DE
ALINHAMENTO – ELEVADOR)
4)
ESTABELEÇA OS
PROCEDIMENTOS, GANHE TEMPO NA EXECUÇÃO DOS SERVIÇOS
5)
ORGANIZE O LOCAL DE
TRABALHO, TENHA SEGURANÇA E PRODUTIVIDADE
6)
NÃO RETIRE E DESMONTE OS PNEUS DO VEÍCULO SEM ANTES VERIFICAR
A FORMA DE DESGASTE DE CADA PNEU, UTILIZE UM MEDIDOR DE PROFUNDIDADE DOS SULCOS
(DESENHO) DO PNEU).
OBSERVE SE EXISTE DESGASTES
DE: CONVERGÊNCIA – CAMBER – PARALELISMO ENTRE
EIXOS TRASEIRO E DIANTEIRO – DESGASTE DE PRESSÃO DOS PNEUS – DESGASTE DE
AMORTECEDORES E DESEQUILÍBRIO ESTÁTICO E
DINÂMICO – É MUITO IMPORTANTE A VERIFICAÇÃO ELA MELHORA A QUALIDADE DO SERVIÇO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário