No uso diário de um
veículo ocorrem condições de desgaste que são consideradas normais e anormais. Peças
que devido ao atrito, torções, impactos em buracos, guias, acidentes alteram a
suspensão e o sistema direcional prejudicando o projeto original do veículo, o
conforto, dirigibilidade e segurança.
Chassi ou Monobloco Empenado – Agregados - Molas
– Bandejas de Suspensões – Braços – Buchas -Borrachas – Articulações – Pinos -
Parafusos – Amortecedores – Setor de Direção – Barras e Terminais. Molas
enfraquecem, chassis selam ou empenam, peças da suspensão e direção desgastam, e
os componentes comecem a apresentar deficiência. Contribuem para o aumento do
consumo de combustível, desgaste prematuro de peças e pneus, além do
desconforto de dirigibilidade.
Os fabricantes estabelecem no projeto de cada
veículo as medidas de geometria de direção, e os seus ajustes, que permitem ao
técnico compensar eventuais defeitos e desgastes. Para isso estabelecem as
especificações e as tolerâncias denominadas ângulos de alinhamento, que mantém
o padrão e o veículo readquira às características do projeto original, mantendo
assim a estabilidade direcional segurança e os pneus tenham a vida útil
esperada.
O conhecimento de mecânica
de suspensões, do sistema direcional aliado a geometria e ângulos, além do
perfeito conhecimento do manuseio e procedimentos dos equipamentos de medição
(Alinhador: Ótico, Laser, Eletrônico e Computadorizado) são necessários para o
perfeito ajuste e correção no alinhamento veicular. Importante fator de
equilíbrio das forças que atuam com o veículo em movimento, principalmente nas
solicitações em que são mais exigidos:
1.
A INSPEÇÃO do
veículo é uma condição importante a seguir para assegurar o êxito do
alinhamento.
2.
A mudança dos ângulos de geometria do alinhamento e o modo de conduzir o
veículo podem danificar componentes e o desgaste prematuro de molas,
amortecedores, pneus
calibrados conforme recomendação do fabricante.
Todos os veículos devem ser inspecionados antes de ser alinhados.
3.
Os componentes gastos, com folgas, danificados
ou faltantes devem ser substituídos antes de se efetuar o alinhamento.
4.
Use uma lista (Check-List) para assegurar que
sempre se realize uma inspeção completa. É fácil esquecer componentes ao
realizar uma inspeção.
LEMBRE QUE O MAIS IMPORTANTE É A ORGANIZAÇÃO, O
CHECK-LIST DEVE SER PREENCHIDO TOTALMENTE, FAZ PARTE DO CADASTRO DO CLIENTE E
DO SERVIÇO EXECUTADO.
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