No uso diário de um veículo ocorrem condições de desgaste que são consideradas normais e anormais. Peças que devido ao atrito, torções, impactos em buracos, guias, acidentes alteram a suspensão e o sistema direcional prejudicando o projeto original do veículo, o conforto, dirigibilidade e segurança. Chassi ou Monobloco Empenado – Agregados - Molas – Bandejas de Suspensões – Braços – Buchas -Borrachas – Articulações – Pinos - Parafusos – Amortecedores – Setor de Direção – Barras e Terminais. Molas enfraquecem, chassis selam ou empenam, peças da suspensão e direção desgastam, e os componentes comecem a apresentar deficiência. Contribuem para o aumento do consumo de combustível, desgaste prematuro de peças e pneus, além do desconforto de dirigibilidade. Os fabricantes estabelecem no projeto de cada veículo as medidas de geometria de direção, e os seus ajustes, que permitem ao técnico compensar eventuais defeitos e desgastes. Para isso estabelecem as especificações e as tolerâncias denominadas ângulos de alinhamento, que mantém o padrão e o veículo readquira às características do projeto original, mantendo assim a estabilidade direcional segurança e os pneus tenham a vida útil esperada. O conhecimento de mecânica de suspensões, do sistema direcional aliado a geometria e ângulos, além do perfeito conhecimento do manuseio e procedimentos dos equipamentos de medição (Alinhador: Ótico, Laser, Eletrônico e Computadorizado) são necessários para o perfeito ajuste e correção no alinhamento veicular. Importante fator de equilíbrio das forças que atuam com o veículo em movimento, principalmente nas solicitações em que são mais exigidos:
1. A INSPEÇÃO do veículo é uma condição importante a seguir para assegurar o êxito do alinhamento. 2. A mudança dos ângulos de geometria do alinhamento e o modo de conduzir o veículo podem danificar componentes e o desgaste prematuro de molas, amortecedores, pneus calibrados conforme recomendação do fabricante. Todos os veículos devem ser inspecionados antes de ser alinhados. 3. Os componentes gastos, com folgas, danificados ou faltantes devem ser substituídos antes de se efetuar o alinhamento. 4. Use uma lista (Check-List) para assegurar que sempre se realize uma inspeção completa. É fácil esquecer componentes ao realizar uma inspeção.
No uso diário de um veículo ocorrem condições de desgaste que são consideradas normais e anormais. Peças que devido ao atrito, torções, impactos em buracos, guias, acidentes alteram a suspensão e o sistema direcional prejudicando o projeto original do veículo, o conforto, dirigibilidade e segurança.
ResponderExcluirChassi ou Monobloco Empenado – Agregados - Molas – Bandejas de Suspensões – Braços – Buchas -Borrachas – Articulações – Pinos - Parafusos – Amortecedores – Setor de Direção – Barras e Terminais. Molas enfraquecem, chassis selam ou empenam, peças da suspensão e direção desgastam, e os componentes comecem a apresentar deficiência. Contribuem para o aumento do consumo de combustível, desgaste prematuro de peças e pneus, além do desconforto de dirigibilidade.
Os fabricantes estabelecem no projeto de cada veículo as medidas de geometria de direção, e os seus ajustes, que permitem ao técnico compensar eventuais defeitos e desgastes. Para isso estabelecem as especificações e as tolerâncias denominadas ângulos de alinhamento, que mantém o padrão e o veículo readquira às características do projeto original, mantendo assim a estabilidade direcional segurança e os pneus tenham a vida útil esperada.
O conhecimento de mecânica de suspensões, do sistema direcional aliado a geometria e ângulos, além do perfeito conhecimento do manuseio e procedimentos dos equipamentos de medição (Alinhador: Ótico, Laser, Eletrônico e Computadorizado) são necessários para o perfeito ajuste e correção no alinhamento veicular. Importante fator de equilíbrio das forças que atuam com o veículo em movimento, principalmente nas solicitações em que são mais exigidos:
1. A INSPEÇÃO do veículo é uma condição importante a seguir para assegurar o êxito do alinhamento.
2. A mudança dos ângulos de geometria do alinhamento e o modo de conduzir o veículo podem danificar componentes e o desgaste prematuro de molas, amortecedores, pneus calibrados conforme recomendação do fabricante. Todos os veículos devem ser inspecionados antes de ser alinhados.
3. Os componentes gastos, com folgas, danificados ou faltantes devem ser substituídos antes de se efetuar o alinhamento.
4. Use uma lista (Check-List) para assegurar que sempre se realize uma inspeção completa. É fácil esquecer componentes ao realizar uma inspeção.